This site uses technical cookies to improve the browsing experience of users and to gather information on the use of the site.
to continue click on OK for more information click on Privacy Policy

AwareuBlog

  • Home
    Home This is where you can find all the blog posts throughout the site.
  • Bloggers
    Bloggers Search for your favorite blogger from this site.
  • Archives
    Archives Contains a list of blog posts that were created previously.

A Estratégia Conjunta África/UE e a oportunidade dos programas de mobilidade académica para o desenvolvimento e sustentabilidade

Posted by on in AwarEU BLOG
  • Font size: Larger Smaller
  • Hits: 4227
  • Print

A ligação entre a Europa e a África conheceu, desde a Cimeira do Cairo, em 2000, um novo fôlego e compromisso para o fortalecimento da parceria e para o desenvolvimento através do aproveitamento de sinergias e a necessidade de resposta aos novos desafios impostos pela globalização. A Estratégia Conjunta África/EU, aprovada em Lisboa, em 2007, veio firmar entendimento e definir os objetivos de reforço da parceria e dos laços institucionais entre os dois continentes, o fortalecimento e a promoção da paz, da governação democrática, direitos humanos e liberdades fundamentais, a igualdade de género e o desenvolvimento sustentável, a promoção do multilateralismo com instituições fortes, representativas e legítimas.

Financiada pelo Programa Pan-Africano, criado em 2014 e com um plano orçamental de 845milhões de euros, a Estratégia Conjunta tomou como prioridade, entre outras, a mobilidade académica de alunos e funcionários com vista à promoção da qualidade do ensino superior africano com dois resultados esperados ambiciosos: por um lado, o desenvolvimento de estratégias para a harmonização do ensino superior através da coerência de políticas de educação e do reconhecimento da portabilidade de competências, nomeadamente através do programa African Higher Education Harmonization and Tuning. Por outro, a promoção da mobilidade de alunos e funcionários como forma de garantir elevados níveis de qualificação e especialização, através da partilha de experiências e do acesso a centros de investigação de excelência.

A promoção da mobilidade académica dentro do continente africano e o aproveitamento das experiências, sinergias e esforços de cooperação entre a União Europeia e a União Africana. Em 2011 foi implementado o Programa de Mobilidade Intra-ACP (África, Caraíbas e Pacífico), que criou oportunidades de mobilidade entre países daquelas regiões em três edições (2011, 2012 e 2013). Recentemente, e com o objetivo de implementar um projecto exclusivamente orientado para a mobilidade entre universidades africanas, foi criado em 2016 Intra-África Mobility Scheme, com vista à obtenção de créditos e dos graus académicos de Mestre e Doutor, tendo como foco as parcerias de elevada qualidade, que promovam a sustentabilidade social e economia, através da preparação de funcionários altamente qualificados, bem como a igualdade de género e a emancipação das mulheres.

A última seleção dos projetos financiados no âmbito deste Programa, em 2017, é reveladora da estratégia ambiciosa das universidades selecionadas, quer no número de parcerias estabelecidas, quer nas áreas académicas selecionadas. As mobilidades que agora se iniciam envolvem 175 universidades (africanas e parceiros-técnicos europeus) para áreas como as ciências naturais, o direito, a gestão da agricultura e pescas, a exploração florestal, a veterinária, a educação, a engenharia e construção e as tecnologias da informação e comunicação.

A implementação com sucesso de tais projetos de mobilidade contribuirá para o cumprimento dos objetivos traçados e assumidos na Estratégia Conjunta e, ao mesmo tempo, será um instrumento eficaz de implementação dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, através da criação de oportunidades de colaboração e envolvimento não só, das organizações internacionais, mas também das sociedades civis e outros stakeholders.

Posted by Maria João Carapêto, NOVA University of Lisbon, School of Law

Last modified on
Rate this blog entry:
0
FaLang translation system by Faboba